ESTRADA DAS PEDREIRAS. OUTRA VEZ.

Era um dos temas da ordem do dia (conforme referi AQUI) mas, deixou de ser. 

O tema estará eventualmente na ordem do dia, no próximo mandato, lá para 2026 ou 2027. 

Depois de duas deliberações tomadas por unanimidade pelo executivo camarário, depois da notícia na página oficial da Câmara (LINK), a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, no passado dia 7 de Fevereiro, autorizar o início do procedimento para a contratação de empréstimo para a reabilitação da Estrada das Pedreiras. 

 Mas, o Presidente da Autarquia esclareceu sucintamente o assunto. Cito parcial e textualmente (ao minuto 43:06): 

“…com toda a frontalidade do mundo, portanto, acho que até ao final deste procedimento, na melhor das hipóteses ficará o Município com esta possibilidade de lançar, não tenho, sem ter medo das palavras, não creio e portanto também não criando nenhuma expectativa, a….. é necessário, portanto sem este empréstimo, e o valor como se sabe é bastante elevado só para aquela via a…… mas não não temos nenhuma expectativa de que consigamos ter obra no terreno ainda no decorrer do do presente mandato mas ficará tudo pronto obviamente para, como como tem sido apanágio, para o próximo executivo municipal poder avançar com esta obra.” 

Com toda a frontalidade do mundo” e “sem ter medo das palavras” e “não criando nenhuma expectativa”, a obra de reabilitação da Estrada das Pedreiras ficará para o próximo mandato, para o próximo executivo municipal. 

Explicando de outra maneira: conforme noticiou a Câmara na sua página oficial, a reabilitação da Estrada das Pedreiras vai avançar. Mas não é neste mandato. Será apenas no próximo. 

E o Presidente da Autarquia esclareceu que, ao contrário do noticiado, o lançamento de concurso não está para breve. 

O concurso será lançado pelo executivo que vier a resultar do acto eleitoral deste ano de 2025. Se será antes do verão? Talvez sim, talvez não. Mas não é antes do verão deste ano. Será talvez antes de um verão do próximo mandato. De que ano? Só o novo executivo que vier a tomar posse, saberá esclarecer. 

Quanto à frase da notícia que afirmava que a obra avançaria “para o terreno dentro de alguns dias”: a palavra “alguns” é abstrata. Significa que é algo de qualquer coisa. E quando conjugada com a palavra “dias”, significa que a coisa é limitada temporalmente. Ou seja, é um pedaço de tempo, de calendário que, por norma, não será nem muito nem pouco tempo. Serão apenas “alguns dias” sem os definir. 

Ora o Presidente da Autarquia veio definir “alguns dias” afirmando que não têm “nenhuma expectativa de que consigamos ter obra no terreno ainda no decorrer do do presente mandato”. E que será o “próximo executivo municipal” a “poder avançar com esta obra”. 

Alguns dias” serão por isso, e neste caso, mais de sete meses. A acreditar que a primeira coisa que o novo executivo municipal (que vier a resultar das eleições) vai realizar é o lançamento do concurso para a obra de reabilitação da Estrada das Pedreiras. 

A Estrada das Pedreiras poder-se-á iniciar antes do verão e dentro de “alguns dias”. Mas esta é uma frase, neste contexto, de futurologia. Nada mais. 

Resumindo: 

A Estrada das Pedreiras será, ou melhor, poderá vir a ser, reabilitada no próximo mandato quando o novo executivo (que vier a tomar posse) assim o entender. 

E porquê? 

Porque esta obra de reabilitação não faz parte do conjunto de obras de reabilitação que irão ser realizadas na rede viária da Freguesia do Castelo. 

As obras de reabilitação que irão ser realizadas na rede viária da Freguesia do Castelo, que ascendem a cerca de 6,5 milhões de euros (link à noticia na página oficial da Câmara) não contemplaram a Estrada das Pedreiras. Contemplaram perto de 70 vias que, a esmagadora maioria dos residentes, visitantes e veraneantes nem sequer irão dar por isso. Adiante. 

Há uma afirmação do Presidente da Autarquia que é curiosa: “… ficará tudo pronto obviamente para, como como tem sido apanágio, para o próximo executivo municipal poder avançar com esta obra.” 

Como tem sido apanágio”. Significa que, mandato após mandato, o executivo cessante deixa “tudo pronto” para que o “próximo executivo municipal” possa avançar com obras. E esta é uma verdade absoluta na transição do mandato do Presidente Augusto Pólvora para a actual gestão. 

Confesso que estou curiosa em saber o que deixará pronto este executivo cessante para o “próximo executivo municipal” avançar com obras. E mais: o que deixará este executivo cessante para o “próximo executivo municipal” em termos de documentos estratégicos e fundamentais para o território sesimbrense, para além de um processo de Revisão do PDM sem fim à vista. 

Aguardemos pelas promessas eleitorais e pelo hastear de obras feitas e dos projectos de execução que estão concluídos para o próximo executivo, lançar obra, executar e inaugurar. 

Até lá, a Estrada das Pedreiras continuará tal como está, degradando-se dia após dia, até que chegue um novo executivo e aproveite a mão cheia de bombons que o executivo cessante parece que, tal “como tem sido apanágio”, irá deixar prontinhos para degustar! 

Haja paciência. Em especial por parte daqueles que todos os dias circulam e irão continuar a circular, na miserável e degradada Estrada das Pedreiras.

FONTE DA IMAGEM: afavoritadobolhao.pt

Comentários

Mensagens populares