ELEITOS DE NAVEGANTE?

A Carris Metropolitana lançou uma campanha publicitária que pretende incentivar o uso de transportes públicos em detrimento dos carros particulares. E é ver imagens de filas intermináveis, de caos e desespero, com custos de portagens, gasolina e até, de bloqueador de rodas por mau estacionamento. E termina com uma imagem do rio Tejo, num ambiente calmo, relaxado e saudável; com imagens de vários transportes públicos quase vazios e apelativos. Um cenário idílico acompanhado pelas frases:

"Vai de Navegante! Por 40 euros por mês, poupas tempo, poupas dinheiro e vais para todo o lado na grande Lisboa. Navegante, vai mais longe!"

Em Sesimbra, a campanha publicitária foi partilhada nas redes sociais com as frases: "Ir para o trabalho, desde Sesimbra, todos os dias..." e, "Vir para a praia de Sesimbra em Junho, Julho ou Agosto..."

E as reacções não se fizeram esperar. Até na Assembleia Municipal. Parece que o Verão em Sesimbra vai ser caótico: filas intermináveis, muita gente, e nada de estacionamento. E que vai ser muito complicado para quem trabalha e vive na Vila. E a opção passa por utilizar os transportes públicos. Até porque (ficámos a saber) de 5 em 5 minutos passa um autocarro em Santana.

Joe Biden quando era apenas um Senador, deslocava-se de comboio entre a sua residência e o Senado. Porque a estação de comboios era perto da sua casa e, em frente ao Senado, existia uma estação/saída de comboios. Não valia a pena levar o carro nem utilizar um carro do Estado, quando o comboio funcionava na perfeição. E durante o percurso, conseguia ler e tratar de vários assuntos.

Lembrei-me dos políticos eleitos em Sesimbra. Com a Carris Metropolitana a funcionar, com mais linhas e mais destinos, o que impede a utilização de transportes públicos, sabendo-se que o exemplo deve vir de cima? Provavelmente todos os eleitos vivem muito perto de paragens de autocarros. E se por um acaso não viverem, só têm de se deslocar até Santana porque, de 5 em 5 minutos passa um autocarro. Até para experienciarem a viagem, constatando com os próprios olhos a excelência ou a ineficácia do serviço. Como os Sommelier: para recomendarem um qualquer vinho, têm de provar uma infinidade de vinhos e ser verdadeiros conhecedores de castas, taninos, aromas, cores,... 

E até tenho uma ideia: ao invés de gastarem (fruto do excedente orçamental) 1 milhão e 100 mil euros na aquisição de carros (carros!), comprem o Navegante. E tal como diz a campanha publicitária: "por 40 euros por mês, poupas tempo, poupas dinheiro e vais para todo o lado na grande Lisboa."

E se por um acaso for necessário participar numa vigília em frente ao Hospital São Bernardo: com o Navegante vão "para todo o lado na grande Lisboa".

Ou se for necessário uma manifestação na Quinta do Conde: com o Navegante vão "para todo o lado na grande Lisboa".

Ou se for necessário acompanhar os trabalhos da abertura de lagoa ao oceano: com o Navegante vão "para todo o lado na grande Lisboa".

Ou naquelas que devem ser as reuniões de concertação, realizadas em Lisboa, sobre a Revisão do PDM: com o Navegante vão "para todo o lado na grande Lisboa".

Grosso modo estaríamos a falar de um custo anual de cerca de 3 mil e 360 euros que permitiria a todos ir "para todo o lado na grande Lisboa". 

Para quê duplicar custos? Quando os recursos estão aqui, mesmo ao nosso lado? De 5 em 5 minutos passa um autocarro em Santana. 

E o que fazer então ao milhão de euros que será gasto na aquisição de carros (carros!)? Até tenho algumas sugestões:

  • Talvez encher a Praia do Ouro com ainda mais candeeiros de iluminação pública. 
  • Ou colocar mais uns corrimãos na Rua da Paz. 
  • Ou comprar mais uns projectores para projectarem em todos os edifícios públicos da Vila, o brasão de Sesimbra. 
  • Ou abater mais umas árvores que possam estar a estragar "as estradas os passeios e isso tudo". 
  • Ou produzir uma nova revista ainda melhor e com muito mais rigor informativo. 
  • Ou adquirir mais uns terrenos em segredo, sem dar cavaco a ninguém, nomeadamente e formalmente à Câmara, (dado que se trata de uma competência da Câmara que foi delegada no Presidente; o mínimo será informar a Câmara das aquisições que realiza com uma competência delegada).

Diz a campanha: "Vai de Navegante! Por 40 euros por mês, poupas tempo, poupas dinheiro e vais para todo o lado na grande Lisboa. Navegante, vai mais longe!"

E diz o provérbio popular: "Faz o que eu digo e não o que eu faço!"

E pergunto eu: quanto tempo demora a entrega de um Lamborghini?


NOTA CORRECTIVA DE ELEVADA IMPORTÂNCIA:

Por lapso, e porque a mim, a memória já me falha, referi que tínhamos ficado a saber que, de 5 em 5 minutos passava um autocarro em Santana. As minhas desculpas por isso. É de 10 em 10 minutos que passa um autocarro em Santana e não, de 5 em 5 minutos.

Cito textualmente: "de 10 em 10 minutos passa um autocarro em Santana".

Erro retificado!


FONTE DA IMAGEM: sesimbra.pt

Comentários

Mensagens populares