ISTO NÃO É NORMAL
Então não é que, desde sexta-feira, correm, a céu aberto, milhares de metros cúbicos de água potável direitinhos para o esgoto? Desde sexta-feira!
Já todos sabemos que em Sesimbra não existem problemas relacionados com a possibilidade de falta de água. Aliás, Sesimbra é até descrita como um dos poucos concelhos do país que tem água potável para dar e vender. E, para além de perder, “devido à antiguidade e degradação das redes em baixa”, 2 milhões e 500 mil metros cúbicos de água potável, até deita, directamente para o esgoto, milhares de metros cúbicos de água potável, desde sexta-feira. Sem qualquer tipo de problema.
Dizem tratar-se de uma necessidade decorrente de uma obra. E como estará a ser substituída uma conduta velha por uma conduta nova, há que esvaziar a conduta existente antes de poder ser feita a ligação. E para esvaziar a conduta, parece que a solução foi a de partir propositadamente a conduta e fazer correr pela rua abaixo até ao sumidouro mais próximo, a água potável que tem de ser retirada.
Não percebo nada de nada de redes de águas, nem de condutas, nem de esvaziamentos de condutas, nem de ligações a novas condutas mas caramba!, sendo água potável não seria de aproveitar aquele que é o liquido mais precioso para qualquer tipo de forma de vida?
Lá por termos muito, podemos deitar fora. Será isso? Então mas esta água que corre sem parar há três dias, não poderia ter sido reencaminhada para poder ser reutilizada?
Não poderia ter sido utilizada para encher aqueles depósitos de água plásticos?, reutilizando depois a água para, por exemplo, lavar as ruas ou os carros do lixo da Autarquia ou os contentores do lixo (que metem nojo) ou os bancos que estão cheios de verdete (e que já foram brancos) na marginal de Sesimbra ou o que fosse preciso?
Não. A solução rápida e eficaz, é deixar correr para o esgoto. Sinceramente.
Mas como não percebo nada de nada de redes de águas, provavelmente esta será uma solução rotineira e utilizável em qualquer parte do mundo e não entendível por aqueles que, como eu, apenas ficam indignados perante a afronta, o desplante, a audácia, de desperdiçar água potável sem contemplações, à vista de toda a gente, quando, a factura da água vai subindo, todos os meses, a olhos vistos!
E sim, já sabemos que o custo da água é o mesmo há muitos anos e que o que faz subir a factura são os custos relativos ao saneamento e ao lixo doméstico.
Blá, blá, blá. Blá, blá, blá.
Nos 13 Concelhos que compõem o distrito de Setúbal, Sesimbra é o segundo concelho onde, o custo de água (sem saneamento e sem lixo) é o mais caro (dados Deco ProTeste).
Não sei quantos mais dias serão necessários para esvaziar a conduta. Até lá, um rio de água potável corre, a céu aberto e sem parar, há três dias, directamente para o esgoto. Valha-nos Deus.
Para além de uma imagem, o vídeo.
Comentários
Enviar um comentário