OS ENCANTOS DA LAGOA DE ALBUFEIRA
Em 2013 escrevi uma série de textos sobre Sesimbra, no âmbito de uma ideia para a elaboração de um guia turístico. O guia nunca chegou a avançar mas os textos ficaram. E é uma pequena parte desses textos que hoje aqui partilho:
“Os encantos da Lagoa de Albufeira.
Uma paisagem deslumbrante, uma água doce límpida quente, que se mistura com a água fria salgada do mar. Quando a maré está cheia, experimente boiar e deixar-se levar pelas ondas do mar que nos levam para dentro da água quente da lagoa. Aproveite cada ilha que se forma dentro da lagoa, como se fossem praias desertas privadas. Aqui, sentimos que fazemos parte da natureza. Água quente e fria, doce e salgada. Terra com areias finas e grossas, douradas e brancas. Ar de vento quente, brisa fresca. Fogo num sol escaldante, pôr-do-sol de encantar. Nós, o quinto elemento. Respire fundo. Não é todos os dias que somos brindados com tanta autenticidade. Aproveite, desfrute, descubra, saboreie. A Lagoa de Albufeira é o grande tesouro secreto de Sesimbra. Mas mantenha este segredo. Porque só nós é que sabemos disto!”
Vem isto a propósito da abertura da Lagoa de Albufeira ao mar. Podia dizer tanta coisa sobre este assunto em particular mas, vou apenas partilhar uma visita de há 20 anos atrás, (em pleno verão e a lagoa estava fechada - como agora) com representantes do então Ministério do Ambiente/ICN. Dizia alguém: “Sr. Presidente, se a natureza a fecha é porque a quer fechada… mais cedo ou mais tarde a lagoa transformar-se-á num pântano, até que a água irá desaparecer completamente – e virando-se para a lagoa e abrindo os braços, concluiu – já viu esta extensão toda sem água? Faz aqui um belo campo de golf!” Depois destas palavras soltou grandes gargalhadas perante o ar perplexo de todos os que ali se encontravam. A verdade é que na semana seguinte a Câmara decidiu abrir a lagoa ao mar (a seus custos).
Porque, é verdade, a competência de abrir a lagoa ao mar, é e sempre foi, do Ministério do Ambiente. Mas também é verdade que é em Sesimbra que fica a Lagoa de Albufeira, destino de eleição para muitas férias de escolas da região de Lisboa; destino de eleição para muitos principiantes e praticantes de Kitesurf; destino de eleição para muitos banhistas e turistas; destino de eleição para muitas aves migratórias, que fazem da lagoa uma das áreas húmidas mais importantes da Europa e a maior da península de Setúbal. E que é graças há existência de água na lagoa que o Ministério do Ambiente investiu no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (AQUI). E até o Plano da Mata utilizou imagens da Lagoa de Albufeira como promoção dos seus empreendimentos turísticos.
A Lagoa de Albufeira é uma pedra preciosa no concelho de Sesimbra. E há 20 anos atrás, na mesma reunião, na margem da lagoa, enquanto os políticos discutiam, eu fiquei para trás com um arquitecto assessor do então Ministro do Ambiente que, com a mão sobre o meu ombro me disse: “o problema da lagoa é que os políticos não percebem esta beleza!”
Que a decisão esteja para breve. E que seja a melhor possível. Porque o interesse comum, numa altura em que o mundo debate a defesa do planeta e da natureza, falará com toda a certeza mais alto do que as politiquices e o jogo do empurra e da teimosia.
Termino com o Super Bock Super Rock. Está já aí à porta. No cabeço da flauta. Com vista directa para a lagoa. Que magnifico cartaz!
Comentários
Enviar um comentário