O ROSA DO CASTELO
A um mês de fazer três anos sobre o incêndio ocorrido na encosta norte do Castelo de Sesimbra, eis que hoje, apenas a Torre de Menagem do Castelo, surge com a face nascente, iluminada pela cor rosa!
Talvez numa demonstração de fair-play democrático, na tal gestão "partilhada" que é afinal apenas, "participada", o Castelo é iluminado coloridamente, parcialmente e pela primeira vez, na cor rosa.
A cor rosa é uma derivação do vermelho suavizada pela cor branca. E tanto que poderia dizer sobre esta estranha coincidência: uma gestão que sendo vermelha tem, uma maioria em oposição (?) que é composta por rosa e, hipoteticamente, por uma cor neutra (?), como o branco.
A verdade é que, dizem, a cor rosa possui propriedades calmantes e tranquilizantes. O que revelará que a escolha da cor rosa terá sido a adequada perante os acontecimentos recentes que levaram a Autarquia a emitir um "voto de pesar" em forma de noticia sobre o cancelamento e relocalização do Festival Super Bock Super Rock.
Acontece que hoje, dia 12 de Julho, é também o dia de São João Gualberto, o Santo Protetor das Florestas. Há de facto coincidências fantásticas:
- Por causa dos fogos e da protecção das florestas, o país está em estado de contingência (o que proíbe a realização do festival);
- O dia em que é tomada a decisão de cancelar a realização do festival naquela que é a área natural mais importante do Concelho de Sesimbra, coincide com o dia do Santo Protector das Florestas;
- Depois de muitos meses de trabalho (e ao que parece milhares de euros gastos e oriundos dos cofres camarários), desenvolvido por uma imensa equipa camarária, é com pesar que a notícia da Autarquia relata o ocorrido, afirmando que este cancelamento e deslocação do festival provocou e cito "um forte abalo para todos os envolvidos, difícil de gerir e ultrapassar";
- E para amenizar essa dor, o Castelo é totalmente apagado, ficando apenas a face nascente da Torre de Menagem iluminada com a cor rosa: calmante e tranquilizante.
Meu Deus. Tanta sensibilidade. Ou terá sido apenas uma inesperada coincidência? Já há muito que se houve essa ideia das muralhas do Castelo virem a ser iluminadas por várias cores. Talvez seja apenas uma primeira experiência. Mas na cor rosa? Confesso que pensei que a primeira escolha seria a cor vermelha, em sinal de amor pelo Castelo que viu nascer Sesimbra. Mas não, foi cor de rosa. Talvez amanhã a cor mude. E até ficava bonita uma singela demonstração de solidariedade perante o ocorrido: iluminar até ao próximo sábado as muralhas do Castelo com a cor laranja. Para que o voto de pesar tenha ainda mais força e relevância.
Exactamente agora, no momento em que escrevo estas linhas de texto, a Torre de Menagem está colorida a vermelho e verde! A cor da bandeira nacional. Fantástico! Querem ver que as cores vão saltitando ao longo da noite, transformando a imagem nocturna do Castelo num autêntico cartão de visita turístico? Bem bonito. Gosto.
Comentários
Enviar um comentário