CÂMARA MUNICIPAL DE SESIMBRA: “ORGANIZAÇÃO ZÉ ROCHA”

O título não é meu. Ao minuto 2:07:18 da reunião extraordinária da Câmara Municipal de Sesimbra (que decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de Dezembro), pasme-se com a frase que transcrevo textualmente:

Quando às vezes ouço esta questão do planeamento, eu também gostava muito do planeamento mas quando isto depois surge em cima da mesa, para todos, para todas as Câmaras, atenção, não é só para a de Sesimbra, lá se vai o planeamento; e há alguém que eu conheço que diz que muitas vezes temos de ter uma «organização Zé Rocha», que eu acompanho na íntegra. Uma organização Zé Rocha, não sabem o que é mas tem de ser muitas vezes em cima do joelho, infelizmente, não é?

Quero publicamente agradecer o esclarecimento claro e sucinto que foi transmitido. Pela primeira vez ficou claro que, o planeamento é, muitas vezes efectuado, “em cima do joelho”, sendo que esta “organização Zé Rocha” é comum “para todas as Câmaras”. Isto explicou finalmente, muito daquele que é o planeamento do país, dado que se trata de uma organização nacional, que actua em todas as autarquias e não apenas em Sesimbra. 

Faltou dizer que a dita “organização Zé Rocha” normalmente designa (de facto) uma qualquer actividade programada “em cima do joelho” mas que (e faltou dizer esta parte), corre sempre mal. Numa linguagem mais popular: “dá sempre raia”. Trata-se de um epíteto depreciativo relativamente à prestação de determinada entidade ou empresa. O que nos orgulhará, como é óbvio, será o facto deste epíteto não ser exclusivo da Câmara de Sesimbra (estou a ironizar). 

O então Presidente Augusto Pólvora abominava este dito, sempre proferido com ar jocoso e depreciativo por “alguém que eu conheço”. E talvez por isso, durante os seus três mandatos, o planeamento tenha sido devidamente planeado e programado, mesmo com os programas de financiamento que surgiam “em cima da mesa”.

O planeamento de Sesimbra é muitas vezes resultado de uma “organização Zé Rocha”. Valha-nos Deus. 

Nem sei que diga. 

E tanto que teria a dizer sobre aquilo que foi dito nesta reunião extraordinária. Mas, perante esta declaração esclarecedora, que mais uma vez agradeço publicamente (porque clarificou a evidente falta de estratégia e a demora na conclusão da Revisão de PDM), nada mais tenho a dizer.  

Obrigada!


FONTE DA IMAGEM: troineiro.blogspot.com

Comentários

Mensagens populares