"ATÉ A CIÊNCIA PRECISA DE DEUS"

O dia começou com reunião no Infarmed com a apresentação (por parte dos especialistas) dos estudos técnico-científicos epidemiológicos sobre o COVID-19 em Portugal, ao Primeiro-ministro, Ministra da Saúde, Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, líderes partidários e parlamentares, parceiros económicos e sociais.

Transcrevo aqui algumas das frases do Presidente da República (Marcelo Rebelo de Sousa) e do líder do PSD (Rui Rio) presentes na reunião, após a finalização da mesma:

Presidente da República: 
Estamos todos unidos por uma causa nacional. É uma batalha por Portugal. É preciso manter esta coesão. Estamos todos a remar no mesmo sentido. Ninguém quer mentir a ninguém. Preocupados estamos sempre.

Líder do PSD:
Reunião extraordinariamente útil. Se os portugueses ficarem em casa nós, conseguiremos talvez, achatar a curva. Quanto melhor para a saúde pior para a economia; e isto é dramático de equilibrar. Quanto mais testes, melhor. Para a economia é melhor o pico muito alto; para a saúde é melhor achatar o pico.  Fiquem em casa. Neste momento estamos a ganhar. Portugal pode contar com o PSD."

Em Abril o estado de emergência será reavaliado e tudo indica, irá permanecer com mais medidas. Orçamento rectificativo está garantido. Em Junho, nova reavaliação. E depois o próximo inverno. 

Seremos todos, pessoas diferentes quando este vírus desaparecer das nossas vidas. Seremos todos chamados para reconstruir a nossa economia, a nossa vida, o nosso futuro. Mas nada voltará a ser como era. O caminho será longo e desassossegado. Porque ninguém sabe o futuro do vírus… e se nos voltará a atingir. E quando. E durante quanto tempo. Estaremos talvez mais capacitados, se por um acaso (que se diz ser provável) uma segunda onda vier a caminho.

Porque este vírus invisível e matador parece que é comparável a um tsunami e, conforme disse o nosso Primeiro-ministro, “não há bóias que nos ajudem num tsunami”. 

Termino com uma frase de Uhuru Kenyatta (Presidente do Quénia): 
Sei que há quem diga que devemos confiar na ciência, não na oração. Mas quero garantir-lhes que até a ciência precisa de Deus”.

Protejam-se e protejam. 



FONTE DA IMAGEM: rfm.sapo.pt

Comentários

Mensagens populares