LEGISLATIVAS 2019: 8,1 MILHÕES DE EUROS
Com o fim da “siliseason”, começam as “rentrées” políticas e o início das campanhas eleitorais dos diferentes partidos, para que Portugal vote no próximo dia 6 de outubro, de forma consciente e informada.
E para já, para além de vermos António Costa aos saltos na Madeira e, ali mais ou menos perto, Assunção Cristas de microfone auricular e chapéu branco de risca azul enfiado na cabeça, já vimos Rui Rio no Pontal a rematar à baliza com uma liga elástica no joelho direito. E Catarina Martins, rindo efusivamente com as perguntas dos transeuntes. Mas a “rentrée” do PSD começa oficialmente hoje, em Monchique. E é no Porto que o BE fará a sua “rentrée”. Quanto ao PCP, claro que a “rentrée” oficial será na Festa do Avante. Até lá, Jerónimo de Sousa irá medir forças com António Costa no 1º. debate televisivo (amanhã, na SIC).
Entretanto, há pelo menos um número que é importante reter: vão ser gastos 8,1 milhões de euros em campanhas eleitorais. 8,1 MILHÕES DE EUROS!! Nem comento.
Para além dos arrufos à direita e à esquerda, com as sondagens já conhecidas e reacções de todos os quadrantes, saliento as palavras de Jerónimo de Sousa quando lembrou que: os portugueses não irão votar para eleger um Primeiro-Ministro e um governo. Os portugueses irão votar para eleger 230 deputados que irão constituir a Assembleia da República. Quem será o Primeiro-Ministro e quem serão os membros do governo, são os deputados eleitos que irão decidir.
Esta é uma verdade absoluta. E esta verdade absoluta deu-nos a “geringonça”. Claro que existe outra verdade chamada de “maioria absoluta”, que António Costa não pede mas deixa passar essa ideia, pedindo sem pedir.
E até dia 5 de outubro, seremos invadidos por palavras, acusações, comparações, desejos, expectativas, programas,… e por debates televisivos que serão pelo menos 11! E na rádio 2. Ou seja, 13 debates políticos para que os portugueses elejam conscientemente o parlamento.
Para além dos partidos habituais (PS, PCP, PEV, BE, PSD, CDS e PAN) irão participar nesta corrida o Aliança, o Chega, a Iniciativa Liberal, o PNR, o PDR, o PCTP-MRPP, o PPM, o PTP, o Livre e o RIR (partido de Tino de Rans 😄 ).
Tenho pena de não estar previsto um debate com todos os candidatos. Gostava de ver o Tino de Rans, o Pardal Henriques,... Mas o que mais gostava era de ver o Castelo Branco, se este tivesse avançado com a sua candidatura. Isso é que era! Imaginem o que seria hilariante, um debate cheio de “bichas” 😄
Vou acompanhar esta campanha de discussão do passado, quando para o futuro todos de uma maneira ou de outra, querem o mesmo: melhor saúde, melhor educação, mais investimento público, mais exportações, salários mais altos,…
FONTE DA IMAGEM: record.pt
Comentários
Enviar um comentário