MUDANÇAS

Depois da Comissão Europeia ter lançado um inquérito aos europeus para saber se concordavam com o fim da mudança de hora, sendo que 84% concordaram e 79% dos portugueses também, o governo português decide manter a mudança de hora duas vezes por ano.

O que é estranho nisto? Nada, absolutamente nada. Primeiro porque a Comissão Europeia nunca consultou os europeus para coisa nenhuma. Logo, por que carga de água é que iria agir conforme a opinião destes? Segundo, porque vivemos num estado de direito democrático 😊 (Palavras)

A verdade é que a hora muda e ponto final. E muda desde 1916, o ano em que a Alemanha declarou guerra a Portugal! E em plena guerra mundial, era necessário aproveitar a luz solar e poupar carvão! 

Nestes 102 anos nem sempre a hora mudou mas, desde 1997, o Parlamento Europeu uniformizou o horário de verão na Europa para todos os estados membros. Sem inquéritos.

Nos dias de hoje a poupança será relativa. Já todos funcionamos com electricidade a maior parte do dia, independentemente da luz solar. As empresas e fábricas laboram sem preocupações solares, sem adequarem as suas horas de produção ao movimento do sol. Talvez apenas na agricultura esta mudança faça sentido…

Quanto a mim, prefiro o sol até mais tarde. Prefiro levantar-me no lusco-fusco e saber que o sol está a romper do que olhar para o relógio às cinco da tarde e ver lá fora, noite escura. 

E com esta mudança, lembrei-me da mudança de calendário. Quando, sobre o reinado de D. João I, Portugal adoptou exclusivamente o Calendário Gregoriano em vez do Calendário de Roma. E assim, naquele ano de 1460 da Era de César, o calendário recuou 38 anos. Para a Era de Cristo e para o ano de 1422.

Partilho aqui um excerto do livro PEDRA ALTA sobre o desabafo de um dos personagens:

A partir de hoje, andámos para trás no tempo. Ontem estávamos no ano 1460. Hoje recuámos para o ano de 1422. João decretou que a partir do dia de hoje, o calendário adoptado por Portugal é o da era de Cristo e não o da era de César. Portugal não é nem nunca foi, romano. Portugal é cristão desde a sua fundação. Isto vai ser uma confusão… vamos ter dois anos de 1422, dois anos de 1423, dois anos de 1424… já nem sei quantos anos tenho… segundo a minha irmã, nasci em 1391. Até ontem, tinha 69 anos. Hoje, tenho 31 anos. João disse-me que não nasci em 1391. Nasci no ano de 1353 da era de Cristo… a verdade é que apesar do calendário ter andado trinta e oito anos para trás, continuo a sentir-me igual a ontem… com 69 anos e bastante cansado.



Comentários

Mensagens populares