SR. FILIPE
Vem este texto a propósito da imagem dos quatro rapazes alinhados que anunciam a Travessia da Baía e, em jeito de pequena homenagem, partilho aqui parte de um texto que escrevi há algum tempo:
“Era um senhor com 90 anos. Vivia sozinho na sua casa. Ainda guiava o seu carrinho para se deslocar para onde precisava. Geralmente percursos pequenos.
Costumava tratar do jardim onde com carinho, cuidava das flores. Quando apareciam as primeiras rosas, os primeiros jarros, fazia uns raminhos e oferecia às senhoras. “Bom dia minha senhora. São as primeiras do meu jardim!” E esticava o braço, oferecendo aquele pedaço de si. Todas se rendiam àquele gesto e, na grande parte das vezes, ganhava sempre dois beijinhos!
Em rapaz novo, era nadador salva-vidas na praia da sua terra. Com os seus irmãos, eram o grupo de rapazes mais jeitosos daquela altura. São muitas as fotografias a preto e branco onde aparecem de calções de banho, corpos atléticos, com o peito bem para fora e a barriga encolhida. Ainda hoje não perde um dia, assim que começa o verão e a água do mar se torna menos fria, para vestir o calção de banho e nadar nas águas da baía onde durante anos, salvou e ensinou a nadar, banhistas, meninas e até, estrangeiras! (…)”
Este senhor de 90 anos era um dos rapazes da imagem. E os outros três eram os seus irmãos. Ouvimo-lo várias vezes contar os feitos de natação. Dele e dos irmãos. Arrisco dizer que os quatro irmãos terão sido até hoje, os mais famosos nadadores sesimbrenses!
A fotografia é uma das que compõem a parede do restaurante “Filipe”. Que orgulho sentiria o Sr. Filipe se cá estivesse e visse a sua fotografia servir de imagem à Travessia da Baía. À sua Baía. À Baía que o viu nascer. À Baía da sua terra Sesimbra, que amava da maneira mais pura que se pode amar.
Onde quer que esteja, acredito que o Sr. Filipe continua a nadar, com braçadas firmes e seguras. Como antigamente fazia com os seus irmãos 😊
fonte da imagem: https://lap2go.com/pt/event/travessia-baia-de-sesimbra-2018/
Comentários
Enviar um comentário