A 4 DE MAIO
Há uns anos atrás, escrevi este texto sobre o Sr. Jesus das Chagas e que hoje, partilho convosco:
É em Maio que a devoção e a fé invadem as ruas da vila. A população, na sua maior parte ligada ao mar, acompanha a imagem do Sr. Jesus das Chagas, santo padroeiro que protege Sesimbra. O dia 4 de Maio é feriado municipal. A procissão percorre as ruas da vila, cobertas de rosmaninho e alecrim. As janelas e varandas de ferro forjado enchem-se de colchas de renda e flores para a passagem do Senhor. Da igreja matriz, descendo os seus degraus, o Nosso Senhor Jesus das Chagas inclina-se sobre a população, transmitindo força e esperança, num silêncio absoluto quebrado apenas pelos sinos de ferro da torre da igreja, que com o seu retumbar trespassam o nosso corpo, como se entrassem na nossa alma.
A procissão prossegue, com o ritmo compassado dos tambores e trompetes da fanfarra dos bombeiros, até ao Largo da Marinha. Aqui, dezenas de embarcações de pesca engalanadas e atracadas junto à praia, apitam em sintonia quando vislumbram a imagem do santo padroeiro que, virado para sul, abençoa este mar azul e as suas barcas coloridas. É considerado um dos momentos mais emotivos e arrepiantes.
Com a passagem pela estreita rua da Fortaleza, as embarcações acompanham a procissão por mar, numa espera ansiosa que termina mais uma vez, com um apito em uníssono quando vislumbram a imagem no Largo de Bombaldes.
Pelas estreitas ruas empedradas da vila, o Senhor Jesus das Chagas é recebido com centenas de pétalas de flores que são lançadas das janelas e varandas. No Largo do Município, ouvem-se os sinos da igreja e, virado para norte, a serra e o campo, são abençoados.
Esta é uma das maiores demonstrações de fé, numa beleza sem igual, que marca Sesimbra e as suas gentes e que, pelo menos uma vez na vida, deve acompanhar.
Comentários
Enviar um comentário